Problemas Sociais Contemporâneos
Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015
Código: |
OP0079 |
Sigla: |
PSC |
Secção/Departamento: |
Ciências Sociais e Pedagogia |
Semestre/Trimestre: |
1º Semestre |
Cursos: |
Sigla |
Anos Curriculares |
ECTS |
ANIM |
1º |
5 |
PAP |
1º |
5 |
LGP |
1º |
5 |
CS |
1º |
5 |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Carga horária: |
Horas/semana |
T |
TP |
P |
PL |
L |
TC |
E |
OT |
OT/PL |
TPL |
O |
S |
Tipologia de aulas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Responsável: |
Luíz Manuel Teixeira Souta
|
Corpo docente: |
Luíz Manuel Teixeira Souta
|
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Num mundo em constante e rápida mutação, os educadores/professores devem estar preparados para saber integrar conteúdos/temas da actualidade na sua prática docente (que não fazem ainda parte do currículo oficial), e que não se compadecem com os ciclos, mais ou menos longos, das revisões programáticas. A Escola não pode, por isso, perder o pé à realidade.
Esta UC procura despertar a curiosidade científica para questões sociais contemporâneas, levando os estudantes: (i) à pesquisa de informação na imprensa (a que nos dá conta, em primeira mão, dos grandes problemas sociais que as sociedades da modernidade enfrentam); (ii) à articulação de tais conteúdos com os previstos nos Programas, numa sequência lógica e coerente; (iii) à preparação de materiais pedagógicos (quando o manual escolar ainda não contempla, naturalmente, tais problemáticas).
Abertura, disponibilidade para o trabalho cooperativo, sentido de oportunidade, flexibilidade e algum improviso são qualidades expectáveis que os novos educadores/professores adquiram na sua formação profissional.
Programa
Cf. programa, na íntegra, neste portal em "Conteúdos" ou na Moodle.
Modo de Avaliação